Na íntegra:
Senhoras e Senhores, Bom dia!
Em primeiro lugar agradeço a Deus pela oportunidade que ele nos concede de estarmos todos aqui. Quero cumprimentar todos os presentes na pessoa de minha avó LEÓ.
Em segundo lugar, quero esclarecer a todos que represento o Partido Progressista, o PP = partido pelo qual fui eleito e agora empossado. Entretanto gostaria de dizer que a partir de hoje para mim não existe mais partido, pois assumo o compromisso de integrar um Partido maior chamado, Araguaína.
Senhoras e senhores, Talvez vocês não possam mensurar, medir a alegria que invade meu coração nesta sessão, pois, a partir deste momento vocês estão presenciando a concretização de um sonho. Foram muitas lutas, muitos desafios, muitos anos me preparando, culturalmente, moralmente e psicologicamente para poder hoje dizer: sou vereador da minha cidade.
Pra quem não sabe, chegar até aqui não foi tarefa fácil. Filho de família humilde, sou nascido e criado no Bairro São João. Ao lado de meus pais, o lavrador Alcides Jose Rodrigues, ”ALCIDÃO”, a costureira Creuza Maria Rodrigues, e de meus cinco irmãos, tive uma vida de muita luta. Falar em família, pra mim, é questão de honra e não posso me esquecer da minha filha, MARIANNE motivo de muito orgulho e felicidade. Obrigado a Vocês.
Meus amigos e minhas amigas, eu fiz questão de tomar posse nesta casa, vestido de Soldado para que isto simbolizasse duas coisas; uma é para que todos os ramos da Segurança Pública (policiais militares, civis, rodoviários, federais e serventuários da justiça) se sintam representados na minha pessoa nesta casa. Outra, é uma forma de agradecimento aos meus valorosos companheiros de farda, os soldados, que são a base da hierarquia da carreira militar; assumo o compromisso de honrar o meu mandato e esta farda, com todo o simbolismo que ela representa; Pois quem veste essa farda, tem que ter respeito e exigir hombridade, não deixar de maneira alguma que desmereçam a Instituição, isso aprendi na Polícia tocantinense.
É o meu primeiro mandato, porém, já estou na vida pública há algum tempo. E trago comigo a experiência de duas derrotas eleitorais, que hoje sei, serviram de embasamento e amadurecimento para que hoje chegasse aqui com muito mais confiança e preparo, muito mais sabedoria e muito mais vontade de trabalhar. E representar o povo que me confiou este mandato com muita seriedade.
Hoje estamos aqui reunidos para um ritual de transição, hábito saudável e recomendável na política.
Por indicação do povo de Araguaína e ratificação do meu partido, sinto-me honrado pela escolha e obstinado em acertar. Nesta cidade nos deparamos com o dramático exército de mais de 30 mil brasileiros que ainda hoje vivem abaixo da linha da pobreza. Esta constatação nos envergonha como homens públicos e nos remete à afirmação do escritor José Américo de Almeida: “ há uma desgraça maior do que morrer de sede no deserto, é a de não ter o que comer na terra de Canaã”. Pensemos nisto. Fome na Capital do Boi! Pensemos nisto agora e em cada momento que nos for proposta uma avaliação, um projeto de lei, ou que nos seja incitado a tomar uma decisão. Façamos uma escolha. De que lado nós estaremos?? Do lado da política?? Do lado de nossos interesses particulares??? Ou do lado do povo????
Nobres Vereadores, o nosso lado tem que ser, O lado dos mais pobres, dos trabalhadores, dos pequenos, dos agricultores familiares, do fortalecimento das políticas públicas de saúde, educação e segurança, da recuperação das estradas, da construção de escolas e hospitais, da criação de empregos, da isenção de impostos, do micro crédito, do fundo de aval, do programa do leite, da tarifa social da água, da luz fraterna, da recuperação do Estado, da transparência, da austeridade. O lado do povo. Sem isto, nada justifica essa posse aqui hoje.
Senhores, senhoras, quero trazer a esta casa não só a minha experiência na polícia, mas também, a minha experiência de vida como Historiador e acadêmico de Direito e a minha luta no trabalho social desenvolvido no meu bairro e na igreja ao longo de minha vida. Quero fazer do meu mandato um instrumento para fortalecer os movimentos sociais e a Educação. Pois, como nos afirma Paulo Freire, “A cabeça pensa onde os pés pisam. Ainda que se adquira “consciência” dos problemas sociais e desafios políticos... Sem prática social não há teoria que transforme a realidade”. Sim, quero ser o representante da Educação na Câmara Municipal de Araguaina.
Enquanto as nossas crianças irem para a escola na busca de um prato de comida. Enquanto uma criança não tiver uma camiseta ou um tênis para ir à escola. Não existe evolução de processo, nem se faz educação e muito menos teremos o desenvolvimento da pessoa humana.
São com estes pensamentos que inicio meus trabalhos nesta casa e procurarei honrá-los para o resto da minha vida.
Por fim, caro prefeito ou representantes, senhores secretários, representantes religiosos, população, nobres pares. Tenho certeza que muito vamos dialogar ou discutir no campo das idéias, porém jamais buscarei intensificar outros valores que não fossem àqueles que aprendi, pois a minha existência esta pautada nos valores da família, na ética, na solidariedade, na partilha, valores esses que me condiciona que o meu limite é o outro.
Finalizo meu pronunciamento lembrando, que hoje estou na condição de vereador, mas serei sempre com muito orgulho um soldado da Polícia Militar.
O meu muito Obrigado! Um abraço Araguaína.
..Olá Vereador!Parabéns pela vitória e parabéns pelo blog, assim podemos acompanhar de perto as ações! Espero que nestes quatro anos de mandato você concretize, com a mesma garra do discurso, seu sonho de representar o povo, as classes menores e principalmente o sonho de termos uma educação digna em Araguaína! Torço e acredito em vc!!
ResponderExcluirElisa Alencar
Oi Vereador... Nem preciso falar da alegria que sinto de vê-lo na condição de Vereador da minha cidade! Acompanhei e compartilhei os momentos mais difíceis e os mais felizes dessa caminhada! Deus honrou o seu nome!!! Realizou um sonho!!! Parabéns!!! Você é a esperança de uma classe que até dia 31 de dezembro de 2008, estava sem representação política, a Polícia Militar! Eis que surge esse representante: SOLDADO ALCIVAN... Muitas bênçãos de Deus pra vc! Um abraço!
ResponderExcluirLucy Machado...