terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dia do Soldado



Vereador soldado Alcivan orgulho de ser soldado.
Hoje é dia 25 de Agosto, .

É um dia em que se a população parasse um pouco para refletir sobre o trabalho desenvolvido pelos militares e ou policiais civis, todos deveriam prestar-lhes uma justa homenagem. Quem de nós nos momentos mais conflitantes e perigosos de nossas vidas, não reagimos com a clássica expressão, “chama a polícia”. Temos que reverenciar essa categoria que todos as manhãs se despede de sua família com o dever espartano de defender a sociedade, sem saber se a noite retornará vivo à sua morada. Em nenhuma outra profissão se encontra um profissional consciente dos riscos inerentes à profissão escolhida como o soldado. Nenhuma outra profissão, o indivíduo está tão consciente que o seu dever e seus atos profissionais, nem sempre receberão o reconhecimento da comunidade, no entanto todas as manhãs cumpre o seu sagrado dever de fender a sua comunidade. Como também, nenhuma outra profissão sabe que é preciso desenvolver essa abnegação e estar sempre pronto para servir.
Disciplina, coragem, abnegação, três princípios básicos para se tornar um soldado, na grandeza da palavra. Segundo o Prof. Luis M. Fraga, a corporação de qualquer nacionalidade não é um bando de homens e mulheres possuidores de armas que obedecem a um chefe. São uma organização altamente hierarquizada de homens e mulheres que, aceitando padrões de disciplina e de ética previamente definidos, desenvolvem entre si um elevado sentido de corpo, materializado na profunda confiança que depositam nos seus companheiros, no sentido de responsabilidade perante o grupo, no dever de entreajuda, na disponibilidade para a desenvolver a valores coletivos que lhes são superiores, no constante treino para o exercício das suas funções em ambiente real, na abnegação e desinteresse de condições individuais em nome do coletivo, na coragem perante todas as situações de perigo e risco de vida ou iminência de desastre, na capacidade de auto-controle e de gestão de esforços em momentos catastróficos, enfim, na obtenção e manutenção de qualidades, no seu conjunto, pouco comuns aos cidadãos em geral.
Neste dia 25 de agosto, assim como todos os outros, em que não deixo de me orgulhar de pertencer ao glorioso quadro da polícia militar, queria externar meu mais profundo orgulho por meus colegas de corporação, por todos aqueles homens que aceitaram essa condição militar, freqüentaram uma academia, receberam uma instrução militar para aprenderem que na sociedade civil, aonde espera-se de cada cidadão um comportamento que não ponha em perigo a integridade física própria e alheia; na militar incentiva-se a treinar o risco para saber vencer e/ou controlar o medo próprio em tais situações. De saber ser agressivo quando e onde necessário e não o ser quando e onde não for preciso.
A todos nós militares, parabéns, continuemos com o nosso dever cívico e profissional defendendo nossa comunidade e protegendo as famílias brasileiras. Um abraço.


e PARABÉNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário