domingo, 23 de agosto de 2009

"Diretas Já!" O movimento cresce no Tocantins.



Alcivan fala sobre o movimento Diretas Já



Cresce vertiginosamente o movimento pelas DIRETAS JÁ NO TOCANTINS, este é o resultado do levantamento feito pela assessoria do Vereador Soldado Alcivan(PP), de Araguaína. “O movimento já atinge a todo o estado do Tocantins, estamos com um número considerável de assinaturas e vamos realizar mais dois grandes eventos em nível estadual, para que se dê a publicidade necessária que o evento exige. Como o disse o Dr. João Rigo, Juiz de Direito de Araguaina que participou do evento em Araguaina, nós também acreditamos na sensibilidade da justiça eleitoral e vamos reverter a decisão sobre a forma de eleições que tem que ser feita pelo povo!” exclamou o vereador.
Segundo um breve relato da assessoria do vereador, o movimento pelas eleições diretas no Tocantins foi lançado, há duas semanas em Palmas, na feira coberta da 304 Sul. O movimento foi organizado pela Associação dos Pioneiros de Palmas, juntamente com associações comunitárias, profissionais liberais, líderes políticos, sindicatos classistas, empresários e partidos políticos. Em todos os lugares o mote do movimento defende que “todo o poder emana do povo e que devemos lutar por uma democracia plena através de eleição direta". Ainda conforme a entidade, a bandeira do movimento é "mobilizar a população do Estado do Tocantins para lutar por seus direitos constitucionais de poder eleger o seu governador".
O Vereador Cavalcante(PP) de Palmas, afirmou em seu depoimento que: “A discussão de candidaturas e de sucessão deve passar pelo crivo do povo, visto que num sistema presidencialista como o nosso, onde vivemos em uma democracia plena, deve-se sempre em todas as instâncias do Executivo, contar com acompanhamento e a decisão do voto do povo, para que não haja dúvidas do resultado, e para que se tenha uma representação verdadeira dos interesses desta população”.
Na semana passada, quarta-feira 12, Foi a vez do Norte do Estado se pronunciar. O auditório da Câmara Municipal de Araguaina esteve lotado, por importantes lideranças comunitárias , sindicalistas, presidentes de bairros, políticos e principalmente por populares, para lançarem o movimento Diretas Já, que defende o direito do povo escolher o próximo governador do Estado do Tocantins, que irá substituir o governador cassado Marcelo Miranda (PMDB).
Segundo um dos lìderes do movimento em Araguaina, o vereador Soldado Alcivan, esta é a prova maior de que o movimento começa a ganhar corpo e consistência de forma espontânea e natural, è o povo se manifestando e exercendo a cidadania.
Em Colinas do Tocantins, a comunidade também compareceu em massa para o lançamento do movimento “Diretas Já no Tocantins", junto com lideranças políticas da cidade como a ex-prefeita Maria Helena e o presidente da Câmara Municipal de Colinas, além de políticos das regiões. Estiveram presentes apoiando o evento, o Vereador Soldado Alcivan(PP) de Araguaina, o Dep. Federal lázaro Botelho(PP), o representante do dep. Federal Eduardo Gomes (PSDB) Sebastião Toquinho, o ex-prefeito de Babaçulândia, Agimiro Costa(PSDB), o atual prefeito de BAbaçulandia Alcides Filho (PP) e o ex-presidente da Câmara municipal Xambioá, Paulinho do Banco.
No dia 21, foi a vez do Sul do Estado mostrar a sua indignação e fazer seu protesto. Lideranças políticas da União do Tocantins (UT) se reuniram na sexta-feira (21), em Dianópolis, na região sudeste do Estado, a favor das “Diretas Já”. O movimento também defendeu a participação popular para escolha do novo governador do Tocantins para o mandato “tampão”.
Em Dianópolis, o encontro foi organizado pelo vereador Ferdinando (PV) e vai contar com a presença do deputado estadual Marcelo Lelis (PV), do próprio prefeito do município, José Salomão (PT), entre outros correligionários e simpatizantes do movimento.
Já na segunda feira (24), a reunião das autoridades políticas a favor das “Diretas Já” acontece em Gurupi, na região sul do Estado. Empresários e representantes de diversos segmentos sociedade devem participar do movimento. Na capital da amizade, onde o evento é coordenado pelo presidente da Câmara o vereador Jonas (PV), a mobilização pretende ser ainda mais ampla com a realização de um “showmício”.
Em entrevista a TV local em Araguaína Soldado Alcivan, finalizou: "Como se vê, é um movimento que cresce vertiginosamente, conta com todas as regiões do nosso estado, com todos os partidos políticos e, o mais importante, conta com o apoio do povo, e este é fundamental. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário