quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Diretas jà!!



Dr. João Rigo e Soldado ALcivan na luta pelas Diretas Já.




O auditório da Câmara Municipal de Araguaina esteve lotado, na quarta-feira 12, por lideranças populares, sindicalistas, presidentes de bairros, políticos e principalmente por populares, para lançarem o movimento Diretas Jà, que defende o direito do povo escolher o próximo governador do Estado do Tocantins, que irà substituir o governador cassado Marcelo Miranda (PMDB). O movimento, segundo os participantes, è um uma forma de mostrar a Justiça eleitoral que o povo tocantinense não està de acordo com a decisào proferida pelo TSE, no que tange ao processo de escolha do próximo governador, de forma indireta.
Segundo um dos lìderes do movimento em Araguaina, o vereador Soldado Alcivan, o movimento começa a ganhar corpo e consistência de forma espontânea e natural, è o povo se manifestando e exercendo a cidadania. “Outras cidades como Palmas e Dianòpolis, também já tiveram a iniciativa e deram o pontapé inicial do movimento. Na próxima semana duas outras cidades já se manifestaram no sentido de também realizarem o movimento, ou seja o movimento cresce a cada dia.” - explicou o vereador Alcivan.
A sessão dos trabalhos foi presidida pelo Vereador Soldado Alcivan, que apòs a abertura esclareceu aos presentes, a finalidade da reunião que era elaborar um plano de ação e estabelecer estratégias que possibilitem a adesão do maior nùmero de populares possível. Tambèm estiveram presentes e fizeram uso da palavra o juiz de Direito João Rigo, o prefeito de Aragominas, Antônio Mota (PP), o presidente da Câmara de Vereadores de Colinas Ricardo Parente (PP), a ex-prefeita de Colinas Maria Helena de Fávari(PP), a ex-prefeita de Araguaina Valderez Castelo Branco e o ex-prefeito de Babaçulândia, Agimiro Costa.
Ao fazer uso da palavra na tribuna, o juiz de direito Dr. Joào Rigo, disse estar ali cumprindo o seu papel de cidadão e lamentou que em pleno século 21, o TSE venha falar em eleições indiretas. Elogiou a iniciativa dos organizadores do movimento e disse acreditar na sensibilidade da justiça eleitoral e, que è perfeitamente possível a reversào da decisão da sentença.
Políticos de Araguaina, Babaçulândia, Aragominas e Colinas do Tocantins se comprometeram a criar comitês em suas cidades com a finalidade de agilizar a coleta de assinaturas. “Cada casa tem que ser transformada em uma trincheira dessa luta democrática”, defendeu Alcides Filho (PR), prefeito de Babaçulândia. Os organizadores também buscam contribuições em material e dinheiro para alavancar o movimento.
Em seu pronunciamento o Vereador Soldado Alcivan, lembrou o parágrafo único da constituição: “ Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituçào.
Ao final, ficou decidido que uma das estratégias do movimento será estabelecer pontos de coletas de assinaturas para um abaixo-assinado e disseminá-lo por todo o Estado a ser entregue por uma comissão no Superior Tribunal Eleitoral (TSE), em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário