terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dia do Soldado



Vereador soldado Alcivan orgulho de ser soldado.
Hoje é dia 25 de Agosto, .

É um dia em que se a população parasse um pouco para refletir sobre o trabalho desenvolvido pelos militares e ou policiais civis, todos deveriam prestar-lhes uma justa homenagem. Quem de nós nos momentos mais conflitantes e perigosos de nossas vidas, não reagimos com a clássica expressão, “chama a polícia”. Temos que reverenciar essa categoria que todos as manhãs se despede de sua família com o dever espartano de defender a sociedade, sem saber se a noite retornará vivo à sua morada. Em nenhuma outra profissão se encontra um profissional consciente dos riscos inerentes à profissão escolhida como o soldado. Nenhuma outra profissão, o indivíduo está tão consciente que o seu dever e seus atos profissionais, nem sempre receberão o reconhecimento da comunidade, no entanto todas as manhãs cumpre o seu sagrado dever de fender a sua comunidade. Como também, nenhuma outra profissão sabe que é preciso desenvolver essa abnegação e estar sempre pronto para servir.
Disciplina, coragem, abnegação, três princípios básicos para se tornar um soldado, na grandeza da palavra. Segundo o Prof. Luis M. Fraga, a corporação de qualquer nacionalidade não é um bando de homens e mulheres possuidores de armas que obedecem a um chefe. São uma organização altamente hierarquizada de homens e mulheres que, aceitando padrões de disciplina e de ética previamente definidos, desenvolvem entre si um elevado sentido de corpo, materializado na profunda confiança que depositam nos seus companheiros, no sentido de responsabilidade perante o grupo, no dever de entreajuda, na disponibilidade para a desenvolver a valores coletivos que lhes são superiores, no constante treino para o exercício das suas funções em ambiente real, na abnegação e desinteresse de condições individuais em nome do coletivo, na coragem perante todas as situações de perigo e risco de vida ou iminência de desastre, na capacidade de auto-controle e de gestão de esforços em momentos catastróficos, enfim, na obtenção e manutenção de qualidades, no seu conjunto, pouco comuns aos cidadãos em geral.
Neste dia 25 de agosto, assim como todos os outros, em que não deixo de me orgulhar de pertencer ao glorioso quadro da polícia militar, queria externar meu mais profundo orgulho por meus colegas de corporação, por todos aqueles homens que aceitaram essa condição militar, freqüentaram uma academia, receberam uma instrução militar para aprenderem que na sociedade civil, aonde espera-se de cada cidadão um comportamento que não ponha em perigo a integridade física própria e alheia; na militar incentiva-se a treinar o risco para saber vencer e/ou controlar o medo próprio em tais situações. De saber ser agressivo quando e onde necessário e não o ser quando e onde não for preciso.
A todos nós militares, parabéns, continuemos com o nosso dever cívico e profissional defendendo nossa comunidade e protegendo as famílias brasileiras. Um abraço.


e PARABÉNS

domingo, 23 de agosto de 2009

"Diretas Já!" O movimento cresce no Tocantins.



Alcivan fala sobre o movimento Diretas Já



Cresce vertiginosamente o movimento pelas DIRETAS JÁ NO TOCANTINS, este é o resultado do levantamento feito pela assessoria do Vereador Soldado Alcivan(PP), de Araguaína. “O movimento já atinge a todo o estado do Tocantins, estamos com um número considerável de assinaturas e vamos realizar mais dois grandes eventos em nível estadual, para que se dê a publicidade necessária que o evento exige. Como o disse o Dr. João Rigo, Juiz de Direito de Araguaina que participou do evento em Araguaina, nós também acreditamos na sensibilidade da justiça eleitoral e vamos reverter a decisão sobre a forma de eleições que tem que ser feita pelo povo!” exclamou o vereador.
Segundo um breve relato da assessoria do vereador, o movimento pelas eleições diretas no Tocantins foi lançado, há duas semanas em Palmas, na feira coberta da 304 Sul. O movimento foi organizado pela Associação dos Pioneiros de Palmas, juntamente com associações comunitárias, profissionais liberais, líderes políticos, sindicatos classistas, empresários e partidos políticos. Em todos os lugares o mote do movimento defende que “todo o poder emana do povo e que devemos lutar por uma democracia plena através de eleição direta". Ainda conforme a entidade, a bandeira do movimento é "mobilizar a população do Estado do Tocantins para lutar por seus direitos constitucionais de poder eleger o seu governador".
O Vereador Cavalcante(PP) de Palmas, afirmou em seu depoimento que: “A discussão de candidaturas e de sucessão deve passar pelo crivo do povo, visto que num sistema presidencialista como o nosso, onde vivemos em uma democracia plena, deve-se sempre em todas as instâncias do Executivo, contar com acompanhamento e a decisão do voto do povo, para que não haja dúvidas do resultado, e para que se tenha uma representação verdadeira dos interesses desta população”.
Na semana passada, quarta-feira 12, Foi a vez do Norte do Estado se pronunciar. O auditório da Câmara Municipal de Araguaina esteve lotado, por importantes lideranças comunitárias , sindicalistas, presidentes de bairros, políticos e principalmente por populares, para lançarem o movimento Diretas Já, que defende o direito do povo escolher o próximo governador do Estado do Tocantins, que irá substituir o governador cassado Marcelo Miranda (PMDB).
Segundo um dos lìderes do movimento em Araguaina, o vereador Soldado Alcivan, esta é a prova maior de que o movimento começa a ganhar corpo e consistência de forma espontânea e natural, è o povo se manifestando e exercendo a cidadania.
Em Colinas do Tocantins, a comunidade também compareceu em massa para o lançamento do movimento “Diretas Já no Tocantins", junto com lideranças políticas da cidade como a ex-prefeita Maria Helena e o presidente da Câmara Municipal de Colinas, além de políticos das regiões. Estiveram presentes apoiando o evento, o Vereador Soldado Alcivan(PP) de Araguaina, o Dep. Federal lázaro Botelho(PP), o representante do dep. Federal Eduardo Gomes (PSDB) Sebastião Toquinho, o ex-prefeito de Babaçulândia, Agimiro Costa(PSDB), o atual prefeito de BAbaçulandia Alcides Filho (PP) e o ex-presidente da Câmara municipal Xambioá, Paulinho do Banco.
No dia 21, foi a vez do Sul do Estado mostrar a sua indignação e fazer seu protesto. Lideranças políticas da União do Tocantins (UT) se reuniram na sexta-feira (21), em Dianópolis, na região sudeste do Estado, a favor das “Diretas Já”. O movimento também defendeu a participação popular para escolha do novo governador do Tocantins para o mandato “tampão”.
Em Dianópolis, o encontro foi organizado pelo vereador Ferdinando (PV) e vai contar com a presença do deputado estadual Marcelo Lelis (PV), do próprio prefeito do município, José Salomão (PT), entre outros correligionários e simpatizantes do movimento.
Já na segunda feira (24), a reunião das autoridades políticas a favor das “Diretas Já” acontece em Gurupi, na região sul do Estado. Empresários e representantes de diversos segmentos sociedade devem participar do movimento. Na capital da amizade, onde o evento é coordenado pelo presidente da Câmara o vereador Jonas (PV), a mobilização pretende ser ainda mais ampla com a realização de um “showmício”.
Em entrevista a TV local em Araguaína Soldado Alcivan, finalizou: "Como se vê, é um movimento que cresce vertiginosamente, conta com todas as regiões do nosso estado, com todos os partidos políticos e, o mais importante, conta com o apoio do povo, e este é fundamental. "

O caso Monte Sinai


Divino Betanea, Elenil e Soldado Alcivan convencem os moradores
As famílias de moradores do bairro Monte Sinai que ocupavam a porta da Prefeitura Municipal de Araguaina, há mais de vinte dias, desocuparam a entrada do paço municipal, depois de um acordo entre os vereadores da Câmara Municipal, liderados pelo vereador Divino Betânea(PP). Betânea, o presidente da Câmara Elenil da Penha e o Vereador Soldado Alcivan foram pessoalmente negociar com os acampados. Explicaram a eles que estavam empenhados em resolver a constrangedora situação, uma vez que o protesto estava destruindo a já combalida imagem da cidade de Araguaina. Os vereadores se prontificaram a lutar juntos e assumiram um compromisso com o povo do monte Sinai de que estariam fazendo gestão junto ao prefeito Valuar Barros (DEM), para que este encaminhasse projeto de lei em caráter de urgência para que em uma ação conjunta Câmara e Executivo resolvessem de uma vez por todas a pendenga.
Os moradores reivindicavam a regularização de seus lotes e cobravam da prefeitura melhorias e obras, além da prestação de contas de uma verba de mais de 17.000.000,00(dezessete milhões de reais), destinada ao Monte Sinai que até hoje, segundo os moradores nunca foi aplicada lá.

Apesar de ser uma ação conjunta da Câmara Municipal e Prefeitura, os moradores estavam bastante renitentes quanto à sua retirada, por não acreditarem na palavra do Prefeito, e chegaram a afirmar que dariam um “voto de confiança” aos veredores e: que se dentro de 15 dias não for solucionado a questão eles voltarão a ocupar a Prefeitura por tempo indeterminado.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Vereador Soldado Alcivan visita a Secretaria de Cultura


Soldado Alcivan e a Secretária de Cultura Marly de CArvalho

A agenda do Vereador Soldado Alcivan (PP) em Araguaína(TO), não para, nesta quarta feira(19/08) esteve na Prefeitura Municipal de Araguaina, em visita à Secretaria de Cultura. A secretária de Cultura Marly de Carvalho, recebeu-o e fez uma breve explanação do trabalho que vem sendo desenvolvido a frente da pasta de Cultura. Iluminação do Cristo, revitalização do Espaço Cultural, Amplicação das instalações da Biblioteca Municipal e outras realizações. Pediu ao Vereador que ajudasse a pasta de Cultura, mostrou as dificuldades que vem enfrentando, todas sendo resolvidas com muita criatividade e dinamismo. Soldado Alcivan se colocou à disposição da Secretária e de toda a comundidade artística e convidou à mesma para que fosse espontaneamente à Camara Municipal expor as suas realizações, para que a Câmara e a população pudesse saber do trabalho que vem sendo realizado. “È importante que não só a Câmara e os vereadores, saibam deste importante trabalho que vem sendo realizado, bem como, que a Câmara e nossos colegas vereadores também saibam das dificuldades por que passa a pasta de Cultura.”- disse o vereador.
O vereador lembrou à Secretária que em seu discurso de posse deixou claro que não seria somente o vereador da PM, mas que a Educação e a Cultura eram também bandeiras suas. Prometeu à secretária busca de informações para viabilizar recursos junto à LIC para captação de recursos para projetos desenvolvidos na área de incentivo à cultura e de ações educativas para promover a cidadania.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Diretas jà!!



Dr. João Rigo e Soldado ALcivan na luta pelas Diretas Já.




O auditório da Câmara Municipal de Araguaina esteve lotado, na quarta-feira 12, por lideranças populares, sindicalistas, presidentes de bairros, políticos e principalmente por populares, para lançarem o movimento Diretas Jà, que defende o direito do povo escolher o próximo governador do Estado do Tocantins, que irà substituir o governador cassado Marcelo Miranda (PMDB). O movimento, segundo os participantes, è um uma forma de mostrar a Justiça eleitoral que o povo tocantinense não està de acordo com a decisào proferida pelo TSE, no que tange ao processo de escolha do próximo governador, de forma indireta.
Segundo um dos lìderes do movimento em Araguaina, o vereador Soldado Alcivan, o movimento começa a ganhar corpo e consistência de forma espontânea e natural, è o povo se manifestando e exercendo a cidadania. “Outras cidades como Palmas e Dianòpolis, também já tiveram a iniciativa e deram o pontapé inicial do movimento. Na próxima semana duas outras cidades já se manifestaram no sentido de também realizarem o movimento, ou seja o movimento cresce a cada dia.” - explicou o vereador Alcivan.
A sessão dos trabalhos foi presidida pelo Vereador Soldado Alcivan, que apòs a abertura esclareceu aos presentes, a finalidade da reunião que era elaborar um plano de ação e estabelecer estratégias que possibilitem a adesão do maior nùmero de populares possível. Tambèm estiveram presentes e fizeram uso da palavra o juiz de Direito João Rigo, o prefeito de Aragominas, Antônio Mota (PP), o presidente da Câmara de Vereadores de Colinas Ricardo Parente (PP), a ex-prefeita de Colinas Maria Helena de Fávari(PP), a ex-prefeita de Araguaina Valderez Castelo Branco e o ex-prefeito de Babaçulândia, Agimiro Costa.
Ao fazer uso da palavra na tribuna, o juiz de direito Dr. Joào Rigo, disse estar ali cumprindo o seu papel de cidadão e lamentou que em pleno século 21, o TSE venha falar em eleições indiretas. Elogiou a iniciativa dos organizadores do movimento e disse acreditar na sensibilidade da justiça eleitoral e, que è perfeitamente possível a reversào da decisão da sentença.
Políticos de Araguaina, Babaçulândia, Aragominas e Colinas do Tocantins se comprometeram a criar comitês em suas cidades com a finalidade de agilizar a coleta de assinaturas. “Cada casa tem que ser transformada em uma trincheira dessa luta democrática”, defendeu Alcides Filho (PR), prefeito de Babaçulândia. Os organizadores também buscam contribuições em material e dinheiro para alavancar o movimento.
Em seu pronunciamento o Vereador Soldado Alcivan, lembrou o parágrafo único da constituição: “ Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituçào.
Ao final, ficou decidido que uma das estratégias do movimento será estabelecer pontos de coletas de assinaturas para um abaixo-assinado e disseminá-lo por todo o Estado a ser entregue por uma comissão no Superior Tribunal Eleitoral (TSE), em Brasília.